Quem somos

A proposta de criação de uma Rede de Apoio Espiritual para Araraquara e Região partiu da experiência da Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto, a qual surgiu em 2006, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP), como parte dos Cuidados Paliativos com o intuito de qualificar o apoio espiritual prestado durante a visita de religiosos a pacientes hospitalizados. Desde 2009 passou a ser um serviço independente, com extensão para outros serviços de saúde de Ribeirão Preto e outros municípios como Serrana e Américo Brasiliense.

Em 2013, considerando que o Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) compõe o complexo HCFMRP/USP, a Instituição iniciou sua participação nas reuniões da Rede em Ribeirão Preto, de maneira a construir a mesma no HEAB. Paralelo a isto, em 11 de outubro de 2013, o grupo responsável pela Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto apresentou a proposta de extensão do trabalho para o HEAB para a Diretoria deste Hospital, com aprovação. Para tanto, o desenho estrutural da Rede de Ribeirão Preto foi tomado como base para o desenvolvimento no HEAB, com adequações de acordo com a realidade local.

Já em 2014, a partir da iniciativa da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, através do Reverendo Giovanni Alecrim em parceria com o Padre Josirlei Silva, de Guatapará e membro da Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto, no convite às várias instituições religiosas de Américo Brasiliense e Araraquara, ocorreu uma disseminação do trabalho preconizado e foi possível avançar no sentido de construção e desenvolvimento da Rede.

No HEAB, a Rede de Apoio Espiritual é considerada uma ação de humanização, alinhada às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) de Acolhimento, Ambiência e, principalmente, Clínica Ampliada, através do olhar integral perante o usuário, família e profissionais de saúde ao inserir a espiritualidade no contexto do processo saúde-doença como uma forma de enfrentamento deste.

Breve Histórico


  • 11/10/13: reunião do grupo responsável pela Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto com a Diretoria do Hospital Estadual Américo Brasiliense. À partir desta data, Cleice Levorato, Coordenadora da Equipe Multiprofissional do HEAB, começou a participar das reuniões da Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto.
  • 30/08/14: reunião no HEAB com o Reverendo Giovanni Alecrim, da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara e Cleice Levorato, Coordenadora da Equipe Multiprofissional do HEAB para estabelecimento de parceria para a construção da rede;
  • 19/08/14: reunião no HEAB com representantes da Igreja Universal e Cleice Levorato, Coordenadora da Equipe Multiprofissional do HEAB, para estabelecimento de parceria para a construção da rede;



  • 19/08/14: convite pessoal às diversas instituições religiosas de Américo Brasiliense realizado pelo Padre Josirlei Silva (membro do grupo da Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto), Reverendo Giovanni Alecrim (Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara) e Cleice Levorato, Coordenadora da Equipe Multiprofissional do HEAB;




  • 02/09/14: primeira reunião no HEAB com os representantes das religiões interessadas inicialmente.
  • 07/10/14: segunda reunião no HEAB com os representantes das religiões interessadas inicialmente.