Biosegurança

É preciso conhecer as recomendações de biossegurança, que são importantes para a proteção do doente, da família e do mensageiro, principalmente em uma instituição hospitalar.

A roupa que você utilizará também deve obedecer aos critérios de proteção, além da ética, isto é devem ser discretas, não chamar a atenção e apropriada para o local.
  • Use sapatos fechados, calças compridas e proteja áreas que eventualmente estejam machucadas. 
  • Tenha um jaleco ou avental separado especialmente para essas ocasiões e que seja utilizado apenas durante o momento da visita, devendo ser vestido já no local e retirado logo após. Lave esse avental a cada uso para prevenir que ele sirva como meio de transmissão de doenças tanto para o doente como para comunidade.
  • Não sentar na cama do enfermo, seja o leito hospitalar, abrigo ou domicilio.
  • Vacinação: Antes de iniciar o cuidado espiritual em qualquer instituição hospitalar, casa de apoio ou domicilio é necessário deixar a sua carteira de vacinação atualizada.
  • Não visite a instituição de saúde caso esteja doente (gripado, resfriado, com lesões de pele infectadas…) ou caso tenha tido contato recente com pessoa com doença contagiosa como meningite, pneumonia. Ao sinal de febre, se resguarde e espere ficar bem antes de voltar a exercer o apoio espiritual.
  • Lave as mãos ao chegar e ao sair do hospital e sempre que entrar em contato com o doente.
  • Na visita hospitalar, ao chegar à unidade (enfermaria, UTI, apartamento) em que realizará o apoio espiritual procure o enfermeiro responsável pelo doente e se identifique.
  • Não leve e não coma alimentos dentro da instituição.
  • Não movimentar o doente na cama ou fora dela. Chame a enfermeira ou responsável, caso precise ajudar um doente a sair da cama.
  • Informe-se com a equipe de saúde sobre quais os cuidados e as precauções que devem ser tomadas durante a visita. Existem doentes que podem estar em situações especiais, tais como:
  1. Isolamento de contato: tipo de isolamento com a finalidade de prevenir a transmissão de doenças disseminadas por meio do contato direto ou íntimo. Recomendações: usar luvas e avental próprio para o contato físico com o doente e lavar bem as mãos antes e após o contato. Descartar as luvas após o uso.
  2. Isolamento respiratório: para pessoas que estão acometidas por doenças que podem ser transmitidas pelo ar através da tosse e gotículas de saliva. Manter as portas sempre fechadas e usar máscara obrigatoriamente.
  • Em contato com o doente, não levar a sua mão na boca, olhos, nariz. O contagio pode ser bilateral.

É possível ser acolhedor sem buscar o contato físico, no entanto, caso o doente procure o contato, seja receptivo. O importante é manter o bom senso e considerar as situações específicas. Não tenha medo de perguntar, esclareça suas dúvidas, assim o seu cuidado será adequado.