O apoio espiritual

O que é?


  • Trabalho inter-religioso;
  • Parceria entre instituições de saúde e grupos religiosos;
  • Formada por religiosos, profissionais da saúde, alunos e professores universitários;
  • Voltado para pacientes, familiares e profissionais. 


Objetivo


  • Prestar apoio espiritual (não necessariamente religioso) a pacientes internados em hospitais, casas de apoio ou domicílio. 


 O apoio espiritual é realizado ao doente, familiares ou cuidador e a equipe de saúde, e pode se dar em hospitais, instituições, moradias coletivas ou no domicílio do doente. O mensageiro precisa estar atento aos cuidados necessários que terá que tomar em cada ambiente que visita, bem como estar em constante avaliação quanto ao seu preparo técnico, emocional e espiritual para melhor servir ao próximo. Leia as instruções de Biosegurança para saber mais.

O Mensageiro: pessoa capacitada para fornecer apoio espiritual para o doente, familiares ou cuidadores no hospital ou domicílio. Conheça os requisitos e funções do Mensageiro.

No hospital, o mensageiro estará cadastrado para prestar apoio espiritual. O período de permanência é de duas horas, semanais, no local e horário estabelecido em acordo com a instituição. Ele visitará doentes internados como mensageiro para apoio espiritual, se oferecendo para conversar ou para uma oração, independente do credo. A visita só terá início com o aval da enfermeira responsável pelo setor que se visita. Conheça as recomendações éticas para atuação do mensageiro.

Atualmente as equipes que trabalham nos hospitais têm solicitado um minuto de leitura e reflexão espiritual para apoio e força do grupo.

Quando o mensageiro é chamado em casa, ele busca fazer um contato telefônico para adequar sua visita ao conforto do doente e ao funcionamento da casa.

Para se informar mais, conheça os livros e artigos que recomendamos.